10.10.05

MAIS UMA MANIA INSUPORTÁVEL



Vamos abrir a semana sentando a vara. Tem troços que me tiram do sério, falando sério. Hoje vou falar de uma mania insuportável que grassa, infelizmente, por aí. O detestável hábito do "open house". Vejam que coisa tola.

O sujeito - geralmente é a sujeita - muda-se. Em vez de dizer "vou inaugurar minha casa", "vou receber meus amigos pela primeira vez", ou ainda, "vou abrir os portões" (esse é adequado para as mais frescas), não. Enchem a boca e como vaquinhas de presépio dizem com a boca geralmente mole, "oiiii, gente... vou fazer um open house lá em casa", e aí já reside a ignorância. Onde mais seria um "open house" se não "lá em casa"? Mas vamos em frente.

Recebi na semana passada um email e não vou dizer de quem. Mas vou reproduzi-lo e tecer comentários. Vejam bem que há menção expressa ao "open house" (e percebam que trata-se de uma ex-aluna do Ogá Mitá, uma escola construtivista que combate a americanização da língua portuguesa) mas é um convite para um chá de panela.

Antes, não sou eu quem diz, vamos à definição de chá de panela que encontrei no Google:

"O Chá de Cozinha (chamado de Chá de Panela em alguns locais) é uma reunião divertida da noiva com suas amigas, que funciona como uma despedida de solteira e uma oportunidade de ser presenteada com utensílios para seu novo lar.

Tradição que nasceu nos Estados Unidos, o Chá de Cozinha foi abraçado pela cultura brasileira. Geralmente é organizado por uma amiga ou parente que oferece a casa, faz os convites, organiza a lista de presentes e as brincadeiras que acontecerão na festa."

Agora vamos ao email, mas guardem as informações em negrito (chá de panela é a reunião da noiva com suas amigas, uma despedida de solteira, tradição nos Estados Unidos):

"Galera, para quem ainda não sabe estou me mudando, mas não vou casar, não!!!

Primeiro troço que chamou-me muito a atenção: a moça não vai casar (notem que ela diz isso, que não vai casar, valendo-se de três exclamações! Como está feliz por não casar! Levando em conta seu histórico no ramo, compreendo).

Vou morar sozinha, no anexo, um apartamento a uma quadra da minha atual casa e a uma quadra do meu "point" preferido: o Estephanio´s !

Festeira do jeito que eu sou, não podia faltar um Chá de Panela e muitos Open Houses. Além de que, eu conto com a ajuda de vcs para montar o ap.

Sou um boçal na língua, mas Open House não deveria ir para o plurar. Vejam que começa a brotar a cara da Tijuca na coisa... "conto com a ajuda de vocês para montar o apartamento". Impressionante.

Devo me mudar na semana que vem, mas o Chá de Panela deve ser no dia 16/10, casa da minha avó. Confirmo a data e o local pra vcs, em breve. Os Open Houses vão ser marcados aos poucos.... conforme eu for ajeitando acasa.

Em anexo, está a Lista do Chá de Panela. Quem quiser participar é só escolher um item e me enviar um e.mail dizendo (no corpo do e.mail) o que escolheu, aí eu marco na lista. Quando eu mandar o e.mail confirmando a data e o local do Chá de Panela, mando tb a lista atualizada com o que cada um escolheu. Vcs vão reparar que são duas listas. A primeira com itens baratinhos que podem ser escolhidos individualmente e a segunda com itens mais caros que podem ser divididos por um grupo de pessoas. Vcs decidem!! Espero todos vcs lá!! Beijinhos"

Aqui, o auge. Tijuca em estado bruto. "Quem quiser participar é só escolher um item..." foi demais. E as duas listas? E as duas listas????? Uma com itens baratinhos (eu consigo ver a cara da moça no dia da festa se você chega com um item da primeira listinha, pensando por dentro, "pão-duro... baratinho isso...") e a outra com itens mais caros que podem ser divididos por um grupo de pessoas. Grupo. Grupo. Meu Deus. Que mania! E o mais comovente foi o "vocês decidem" no final, como se isso não fosse óbvio. E vejam se não merece, a mocinha, a fotografia que ilustra o textinho de hoje. Óleo de peroba nela! Êta cara de pau olímpica!

Mas há mais! Há mais! Dois dias depois desse email, chega outro:

"Pessoal, segue a lista do Chá de Panela atualizada, em anexo. Está confirmada a data, dia 16/10, domingo, 16h (segue o endereço) Levar umas cervejinhas!!! Espero vcs lá!! Beijinhos"

E volta a Tijuca atropelando a gente: levar umas cervejinhas... (isso se lá você não for obrigado a ratear as comprinhas da festa...)

Bem, terminados meus comentários, quero dizer que outra moça, também não lhe direi o nome, infectada pela mania, depois de um ano e meio morando na Tijuca em apartamento novo, resolveu fazer, na semana passada, um "open house". Um ano e meio depois.

Tsc.

Tá feia a coisa.

Mas eu gosto, assim mesmo, tanto da Duda quanto da Brinco.

Até.

4 comentários:

Anônimo disse...

Voltamos no tempo: o Edu escreve no Sentando o Cacete. :)
Chá de panela é fichinha perto de chá de bebê, que virou chá de fralda. Se o casal não tem dinheiro para comprar fralda, como vai ter filho?!?! Contra-senso total!

Anônimo disse...

Edu,
Obrigada pelo carinho...
Espero vc lá !!!
Com os copos ... e a cervejinha !
Beijos!
Duda

Szegeri disse...

Carinho????

Anônimo disse...

Desde que leve os copos (e que não sejam descartáveis)...