1.3.07

442 ANOS

A minha mui amada e leal cidade do Rio de Janeiro, fundada entre a Cara de Cão e o Pão de Açucar no dia primeiro de março de 1565, quando Estácio de Sá lançou os fundamentos da cidade que viera criar e que, em homenagem ao rei de Portugal, pôs sob o patrocínio de São Sebastião, completa hoje 442 anos.

O mesmo Estácio de Sá que foi ferido de morte em 20 de janeiro de 1567, defendendo o domínio lusitano dos invasores franceses.

O mesmo Estácio de Sá que hoje repousa na Igreja de São Sebastião, na Rua Hadock Lobo, a poucos metros de minha casa, na minha não menos amada e leal Tijuca.

E é em homenagem à cidade do Rio de Janeiro e à Tijuca que ilustro esse brevíssimo texto com uma visão do bairro onde nasci, onde fui criado e onde me reconheço. Tirada às 4h07min da terça-feira de carnaval.

A luzerna que se vê ao fundo, vem do Sambódromo.

Até.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que foto bonita, Edu.

Anônimo disse...

Procurei pelo Rio a estátua de Estácio de Sá/ Fui aqui, fui ali, acolá/ E não sei onde está/ Eu fui ver se ela estava na escola de samba do Estácio de Sá/ Disseram que lá/ o Estácio não está/ E nem no Estácio, o Estácio não teve colher de chá/ No entanto, a cidade está cheia/ de homenagem monumental/ Tem estátua de heróis e poetas/ e está assim de coisa e tal/ Procurei em toda a cidade/ por seu fundador/ onde estará?? Cadê a estátua de Estácio de Sá?/ Cadê a estátua de Estácio de Sá?


Não sei de quem é. Foi um samba maneira cantado em 1965, ano do 4º centenário, pelo Miltinho. O autor não sei, mas a letra tem a cara do Haroldo Barbosa.

Unknown disse...

Sem viadagem, mas esse texto me deixou os olhos úmidos. Os olhos, eu disse! Os olhos...

Vicky MundoAfora disse...

Que foto! Que foto! Virou meu fundo de tela, se me permite...