21.6.07

PRATA, A OBSESSÃO COLETIVA

Conforme lhes contei aqui, em janeiro de 2007, tenho compradas, desde o começo do ano, as passagens aéreas para comemorar, in loco, o aniversário do maior dentre os seres humanos que respiram, neste exato instante, sobre a Terra, Fernando Szegeri.

No domingo, 24 de junho, faz anos o Pompa, meu irmão paulista. E percebam a diferença abissal que nos distancia.

Às vésperas de meu aniversário, escrevi o texto EU, COADJUVANTE, leiam aqui, onde, em apertada síntese, contei sobre a angustiante experiência de se perceber coadjuvante na festa de seu próprio aniversário.

Angustiante experiência que o Szegeri nunca (dito com a fúria e a intensidade szegeriana) conheceu ou conhecerá. Explico.

Eu estou indo para São Paulo. Dani, evidentemente, também. Luiz Antonio Simas e sua doce Candinha, idem. De Campinas, convocado para compôr o exército, Bruno Ribeiro comparecerá. E atentem, meus poucos mas fiéis leitores, que todos chegarão na sexta-feira, amanhã - quando começa recesso no BUTECO até segunda-feira -, e só voltarão na segunda-feira.

Tudo - rigorosamente tudo - por causa do Szegeri.

Eu diria, a título ilustrativo, que nenhum dentre os pouquíssimos amigos que compareceram à comemoração do meu aniversário, gastou mais do que os R$2,00 do coletivo. Nenhum.

E com o aniversário do Pompa, um evento que movimenta a economia da cidade - e eu diria sem medo do erro que a economia do País -, as pessoas gastam o que não gastam comigo no curso de toda a vida. Vejam o Simas, por exemplo: ele e Candida rasparam do cofrinho, só com as passagens aéreas, pra mais de R$500,00. E há, ainda, o presente de aniversário, o gasto com transporte, alimentação, esses troços. Gastarão - essa a verdade econômica - os tubos. Mas não é exatamente nada disso o que quero lhes contar (acabo de escrever o maior intróito da história do BUTECO!).

Quer dizer, minto. É sobre isso, sim, mas sobre outra ótica, e vou explicar.

Vão também para São Paulo, e gastando muito, mas muito mais dinheiro (já que decidiram a viagem de última hora), Rodrigo Folha Seca, esse extenso poço artesiano de ternura, e Tiago Prata, o gênio do 7 cordas, filho de todos nós, filho meu, sobretudo, que pleitei, em primeiro lugar, a paternidade do menino.


Tiago Prata no Adonis, em 06 de março de 2007


Eis aí o ponto nodal, o personagem sobre o qual quero trabalhar - Tiago Prata.

Bati o telefone pro Szegeri na semana passada:

- O que foi, porra? - atendeu-me assim.

- O Prata também vai pra São Paulo - eu disse, ligeiramente magoado com a receptividade que meu nome piscando na tela de seu aparelho gerou.

Ele desligou o telefone.

Eu pensei - confesso agora - que a ligação caíra.

Mas em segundos estrilou meu celular:

- Fala, mano.

- Jura que ele vem?

- Por Deus.

- Meu filho vem! Meu filho vem! - e desligou de novo.

Vai daí que comecei a receber emails dos amigos do Szegeri - meus também, quero crer, embora meu irmão paulista diga que todos têm apenas piedade de mim - querendo detalhes - vão tomando nota! - da visita do Prata.

Eu cheguei a responder um, o primeiro, com um texto visivelmente escrito por um pai que é todo orgulho por conta do talento do filho.

Mas a resposta me veio implacável. Trancrevo-a:

"Edu: deixe de ser patético! Faça um filho seu e não encha o saco com essas histórias delirantes. Quero saber, apenas, onde posso ver o Pratinha em ação em São Paulo. Simples assim. Seu chato!"

Que doce, não?

Essa a razão pela qual não respondi a mais ninguém.

Mas eu diria, sem a mínima possibilidade de errar, que o Prata tornou-se a obsessão dos paulistanos. Todos querem vê-lo, tocá-lo, farejá-lo, num espetáculo que se anuncia à beira da histeria.

As reservas para o sábado, no Ó do Borogodó - tomem nota, tomem nota! -, estão esgotadas, mesmo com o aviso na porta, desde a semana passada, que a chegada do Querubim é, ainda, uma incógnita em razão do caos aéreo.


Tiago Prata no Adonis, em 06 de março de 2007


E isso porque o garoto tocará, no sábado à tarde, durante a festa de lançamento de dois livros na rua do Ouvidor, na livraria Folha Seca. Parte de lá, na companhia do Rodrigo, direto para o Santos Dumont. Ritmo, como se vê, de astro de primeira grandeza.

Relatou-me, o Szegeri, por email, e ele fez isso apenas para me deixar com ciúmes (sou ciumentíssimo), que há gente querendo contratar o menino a peso de ouro para - vá lá! - a execução de uma música, um choro, um samba.

Chegou-se, então, ao seguinte ponto.

O Szegeri mobiliza, como já provei, multidões.


Tiago Prata no Adonis, em 06 de março de 2007


Mas Tiago Prata, e vá entender como se deu, da noite pro dia, a transformação do menino em astro disputado a tapa, reverteu a ordem natural das coisas, talvez com a mesma maestria e com a mesma mágica com que reverte mãos e dedos nos passeios de encantamento que faz com o bojo do violão no peito, tornou-se a bola da vez dessa viagem que se anuncia - guardem o que estou dizendo! - histórica.

Há meses, muitos meses, que venho desejando e guardando no coração a ansiedade pelo nosso encontro, a um só tempo.

Fará falta o Fefê, por exemplo. Fará falta mais um ou mais outro - e não direi outros nomes.

Mas quando sentarmos à mesa de um buteco qualquer, sob o comando do Szegeri, eu, Bruno Ribeiro, Simas, Rodrigo Folha Seca, Prata, Favela, Leo Golla, Deco, Borgonovi, Julio Vellozo, Augusto, Marcão, Craudio e quem mais chegar - algo mudará pra sempre.

Ao menos em mim, disso não tenho dúvida.


Tiago Prata no Adonis, em 06 de março de 2007


E quando virarmos todos saudade, ele, o caçula, metade da idade, no mínimo, de cada um de nós, será o guardião dos segredos que da mesa emergirão.

Quem viver verá.

Até.

6 comentários:

Craudio disse...

Edu, serei de uma secura szegeriana - roubando-te o estilo - sobre tudo isso:

Não vejo a hora dessa mesa se fazer presente!

Abraços!

Anônimo disse...

Edu, tenho uma notícia triste pra te passar: o Pratinha não é teu filho. Rodrigo, o Digão da Ouvidor, também está enganado. E o Szegeri, tadinho, também. Pra ser honesto contigo, o próprio pai biológico do mais barbeiro dos motoristas não o é, pois também levou bomba no exame de DNA. A figura em questão (cinco fotos!!! quanta viadagem!!!) é, na verdade, filho do Grande Otelo com a Odete Lara. O irmão mais velho dele, também apelidado de Pratinha, fazia anúncio pra Ótica do Povo (morou?). Quem me contou foi o Nei Lopes, que vai verbetar (no bom sentido) o conhecido violonista (e motorista infrator) na próxima edição da "Diáspora".

Luiz Antonio Simas disse...

Exu também pediu para ir. Agora, meu amigo, fudeu!

Anônimo disse...

São Paulo nunca mais sera a mesma cidade depois desse Fim de Semana...
Nem os avioes da Gol serao os mesmos

Beijos
Tiago Prata

PS:Zé Sergio, seu botafoguense derrotado, tu nunca mais vai andar deixa de ser mentiroso, pois voce mesmo disse que minha direção até Seropedica foi tranquila... mais até do que sua volta
E ve se aparece na Folha Seca Sabado

Anônimo disse...

O fim de semana começou ontem. Szegeri e eu no bar do Bigode (viu, Craudio!).

Acabei de decidir: mesmo morando perto (da Barra Funda pra rua Camilo é coisa de cinco minutos), ficarei hospedado na casa do Szegeri!

Anônimo disse...

Derrotado???!!! Hahahahaha!!! Faça-me rir, Pratinha, faça-me rir!!!