4.7.08

A DOR ESTAMPADA NA VOZ

Liguei, ontem à tarde, para um amigo meu, tricoloríssimo - e não revelarei seu nome nem à fórceps - e compungido ouvi sua saudação depois de uns quatro ou cinco estrilados do celular:

- Alô?!

Mesmo com o BINA acusando meu nome na telinha de seu aparelho, mesmo ele sabendo que era eu, evidentemente que era eu, ele foi incapaz de uma saudação mais calorosa ou mesmo mais pessoal. Era a dor da véspera - eu não tive dúvida.

Perguntei, tentando, sem êxito, demonstrar solidariedade:

- E aí, rapaz?

Ele grunhiu algo que não entendi. Continuei:

- Jogaço...

Novo som que não identifiquei.

Eu ainda disse uma coisa ou outra e não obtive, eis a verdade, nenhuma resposta capaz de sustentar um diálogo. Tudo o que ele conseguiu dizer, mais de uma vez, foi:

- O Renato é uma besta.

O treinador do Fluminense, que está se transformando numa espécie de Leão carioca - uma unanimidade negativa -, foi, na visão do meu amigo, o culpado pela não-conquista da Libertadores. Mas não vou entrar nesse mérito.

O que eu queria lhes dizer, apenas, foi o quanto me impressionou o tom soturno, o tom tristíssimo, o tom tétrico da voz do meu amigo. E muito da minha torcida pelo Fluminense na véspera (como contei aqui) deveu-se a uma tentativa tola de evitar a audição da dor egressa das profundezas de meus amigos tricolores.

Dirão vocês:

- Mas por que, então, você ligou para seu amigo?

Ora, ora...

Para prestar solidariedade. Enquanto escrevo ouço, nitidamente, palavra por palavra, tudo o que disse e tudo o que eu ouvi ontem durante o telefonema. E digo, sem medo do erro, que quando ele despediu-se com um "um beijo, meu irmão", sua voz já era outra. E o objetivo, pueril, que seja, que quis atingir com a ligação no meio da tarde, foi atingido.

Até.

4 comentários:

André Carvalho disse...

Edu

Perdi uma Libertadores em 2003... O Santos tinha um timaço e perdeu. Nunca mais tive o prazer de acompanhar outra final do Santos na Libertadores e acredito que os torcedores do Flu também não terão.

Torci pro Flu ser campeão mas agora vou torcer para eles caírem. Afinal, eles disputaram a série B apenas em 98 e caíram pra C né? Tem que cair para subir no campo!!!

abraço

André

Eugenia disse...

q bonito, amigo!
é isso mesmo...
confesso q ñ tive coragem de ligar p os amigos tricolores...

Luiz Antonio Simas disse...

Há o lado bom. O Washington - que declarou antes do jogo que já se via chegando ao Mundial - conseguirá bons descontos ao fazer as compras do mês no glorioso supermercado da rua do Matoso.
Abraços.

ipaco disse...

Querido Edu, em primeiro lugar permita-me felicitá-lo pela reabertura do Buteco. Buteco fechado é sempre um problema. Deixa todo mundo desamparado. Bem, reerguida a porta de aço, vamos ao balcão:

Também sou Flamengo e torci pelo Flu, principalmente no jogo contra o Boca. Muitos de meus compatriocas rubro-negros ficaram felizes com o infortúnio tricolor, e eu atribuo isso em boa parte às declarações do Renato Gaúcho quando o Mengo viveu seu Cristo-Jesus, como diria o jagunço Riobaldo, contra o America. Mas futebol é assim mesmo e é isso que torna tudo marivilhosamente heróico. Foi um jogaço.