17.9.08

A NOVA EMPREITADA DO JOAQUIM

Aquela ruazinha pacata, entre a Doutor Satamini e a Haddock Lobo, que atende pelo nome de Almirante Gavião, e que esconde o melhor buteco de que se tem notícia, o RIO-BRASÍLIA, comandado pelo Joaquim e pela Terezinha (incensado por mim, aqui), está vivendo dias de profunda ansiedade, e explico.

Como o Felipinho Cereal já nos adiantou quando escreveu O NOVO JOAQUIM (leiam aqui), o Joaquim está para inaugurar seu novo estabelecimento, que fica a exatos dez metros do RIO-BRASÍLIA.

O troço vem sendo cercado de um mistério que vou lhes contar!!! O Joaquim não abre a guarda um milímetro que seja! Perguntamos se será um bar, se será um restaurante, se será uma lanchonete, perguntamos sobre o cardápio, sobre os preços, e o cearense apenas ri, escondendo o jogo.

Se tentamos driblar o Joaquim e vamos à Terezinha, dá-se o seguinte:

- Terezinha... e o cardápio da casa nova, como será?

- Ih, Eduardo... sabe que eu não sei!?

O Cereal ataca:

- Mas vai ter tira-gosto ou só refeição?

- Ih, Felipe... sabe que eu também não sei!?

Ou seja, neguinho fica ali naquela calçada elucubrando de tudo. Os mais fanáticos, como ouvi anteontem, fazem ameaças:

- Joaquim, se tu desviar o Imperador daqui do Rio-Brasília o pau vai comer!

Outros, menos dóceis:

- Experimenta fechar o Rio-Brasília pra tu ver o que vai acontecer com tua casinha nova...

Mas o que quero lhes dizer em resumo, meus poucos mas fiéis leitores, é o seguinte...

Joaquim, no RIO-BRASÍLIA, na rua Almirante Gavião 11, na Tijuca, 10 de setembro de 2008

A inauguração do novo estabelecimento do casal Joaquim e Terezinha está marcada para esta próxima sexta-feira, 19 de setembro.

E eu, mesmo sem saber de mais detalhes, quero convocar a todos para o evento.

Joaquim e Terezinha, que comandam há mais de 20 anos o RIO-BRASÍLIA, que dão duro de segunda à segunda, das sete da manhã até o último cliente (que invariavelmente sai de lá depois da meia-noite), que trabalham honestamente, que dão emprego a trabalhadores igualmente honestos que dão mais graça ao buteco, merecem meu incondicional apoio no novo desafio.

O Joaquim, tremendo boa-praça (quando eu o esculhambo, o esculhambo com imenso carinho!), durante o descanso de seu mau-humor, dia desses me disse:

- Professor, não vai falar mal do novo restaurante, hein!? Acho que não é seu estilo, mas poxa...

Eis então o que quero lhes dizer para encerrar.

Se não for mesmo meu estilo (e ainda que seja, tenho certeza de que não vai tirar o RIO-BRASÍLIA do lugar que ele ocupa no meu coração), isso não vai significar, jamais, torcida contra. O Joaquim e a Terezinha não merecem.

Vou querer, mais, é ficar ali, sentado no meu querido RB, sossegado, entre os amigos que comungam comigo da mesma alegria, vendo a casa nova cheia, lotada, fazendo a felicidade do Joaquim e da Terezinha, que bem merecem a prosperidade.

Então, todos lá, na sexta-feira!

Até.

5 comentários:

Anônimo disse...

Du , o Joaquim me confidenciou no domingo passado , onde fiquei no RB de 15:30 até 18:30 h , vendo o Flamengo apanhar , que a nova empreitada é para concorrer com o Belmonte e o Conversa Fiada . bjs

Eduardo Goldenberg disse...

Meu pai: ele pode até ter dito isso a você, mas seguramente você o motivou de alguma maneira. Eu duvido - d-u-v-i-d-o! - que o Joaquim, que conhece no máximo o trecho da Almirante Gavião que vai da Haddock Lobo até a altura do Rio-Brasília, saiba o que são Belmonte e Conversa Fiada. Duvido! Beijo.

Anônimo disse...

Edu, o Imperador me disse que não sabe por quanto tempo o RB vai ficar aberto, já que alí o Joaquim paga aluguel, enquanto a casa nova é própria...

Eduardo Goldenberg disse...

É, rapaz... o Imperador eu já sei que será "desviado" para o novo bar, o que gerou protestos veementes meus, do Felipinho, do Simas e até do Comandante - na noite de ontem, quando demos uma passadinha no RB. Vamos ver se essa triste idéia muda...

Quanto a fechar o RB... não sei, não. Acho dificílimo!

Aliás... nunca mais te vi na área!

Forte abraço!

Anônimo disse...

Culpa dessa maravilhosa praga chamada "trabalho"...
Uma vez por semana eu apareco lá com a minha menina.

Abs!