5.5.09

FELIZ ANIVERSÁRIO, BETH CARVALHO!!!!!

Faz anos hoje Elizabeth Santos Leal de Carvalho, e ergo daqui, de pé, diante do balcão imaginário do BUTECO, uma caldeireta com quatro dedos de espessa espuma, em sua homenagem!

Aqui no BUTECO a Beth sempre teve vez (vejam e leiam aqui) por razões muito simples: porque me é querida e porque é uma grande artista, uma artista fundamental, uma artista imprescindível na história do samba.

Dia desses o meu queridíssimo (e também imprescindível) Bruno Ribeiro escreveu um texto intitulado CLARA NUNES X BETH CARVALHO (leiam aqui) que eu achei, franca e sinceramente, como diria meu eterno e saudoso Leonel de Moura Brizola, uma tremenda bola fora. E mais que isso, uma tremenda injustiça com a Beth.

Faltou-me tempo e disposição para tascar lá meu comentário, mas o homem da barba amazônica, meu irmão Fernando Szegeri, disse tudo o que eu gostaria de ter dito.

Falta-me hoje, ainda, tempo para escrever o que eu gostaria sobre o texto do Bruno, de quem já tenho saudade olímpica (esteve no Rio, o malandro, para me dar um abraço pela passagem dos meus 40 anos). Mas não poderia deixar passar em branco o 05 de maio, quando completa mais um ano de vida essa brasileira fundamental chamada Beth Carvalho.

Até.

9 comentários:

Unknown disse...

Querido, sei que você sabe disso, mas é só para deixar aqui registrado: nada tenho contra a Beth; aliás, muito pelo contrário, reconheço nela uma das personalidades mais importantes do samba nas últimas décadas. O meu texto apenas menciona um episódio notório no meio musical, embora pouco conhecido da maioria. Em nenhum momento julguei moralmente a Beth. Putabraço!

Carlos Andreazza disse...

Sem dúvida, Edu, a maior cantora do mundo - em todos os tempos.

Unknown disse...

Salve a rainha incontestável do samba! A propósito, será que nenhum compositor se deu conta que um nome desses - Elizabeth Santos Leal de Carvalho - é PERFEITO para um samba-enredo em homenagem a nossa querida Beth Carvalho? Ela merece!

Eduardo Carvalho disse...

Viva, sempre e pra sempre, Beth Carvalho, essa glória brasileira, artista fundamental que NUNCA se vendeu a modismos nem aos canalhas. Grande dama e madrinha, sim, do melhor samba.

Abraço, Edu!

Eduardo Goldenberg disse...

Brunão: eu não acho a Beth "uma das personalidades mais importantes do samba", eu acho que ela é a mais importante. Nunca rendeu-se a modismos, SEMPRE esteve nas quebradas, no subúrbio, nas favelas, foi (e ainda vai) na fonte beber da água que nos move, e nos mostrou Cartola, Nelson Cavaquinho, Padeirinho, gravou mais que qualquer outro(a) com a Velha Guarda da Portela, foi à Ramos e foi o sol que tirou o da Vila, o Zeca, o Sombra, o Sombrinha e tantos outros da sombra escondida da tamarineira... e seria até chato ficar aqui listando os grandes feitos dessa grande brasileira. Salve, Beth Carvalho!!!!!

Andreazza: contigo!

Caleiro: a Beth já foi e ainda será enredo de muita escola de samba, de muito bloco de carnaval!

Valeu, Edu!

Luiz Antonio Simas disse...

Assino!

AOS QUARENTA A MIL disse...

Parabéns minha querida Beth que além de tudo é Botafoguense (E não é bola fora , citar o Botafogo neste momento). Forte abraço!

Nelson Borges disse...

Fala Edu,
outro dia mesmo estava olhando as fotos que você bateu lá no Samba da Ouvidor e me mandou por email. Não lembro se agradeci, mas o carinho do amigo foi muito grande, obrigado.

A nossa querida Beth Carvalho é realmente uma pessoa especial, eu a conheci pessoalmente em um dos aniversários do Arlindinho, filho do Arlindo Cruz, ela chegou no final da tarde quando nós já estávamos "bem animados", eu fiquei tão empolgado com a presença dela que abri os braços e falei, Beth você chegou, e ainda tasquei-lhe um beijo no rosto. Ela mesmo sem fazer a menor ideia de quem eu era apenas sorriu e falou, cheguei meninos, o transito estava horrível.
Parabéns Beth, parabéns!

Xandão disse...

Edu,

Beth e Luana estarão no Shopping Tijuca nessa quinta-feira (07/05) à noite. Não sou divulgador, mas vi a faixa lá hoje. Abraços.