28.4.10

DO DOSADOR

* Passei um agradabilíssimo dia de aniversário, data em que se comemora, também, o Dia Municipal do Teatro de Bonecos, uma iniciativa do vereador Eliomar Coelho, do PSOL, que assim contribui muito para o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro e de sua população. Não soube de NENHUMA (com a ênfase szegeriana) iniciativa do vereador, justo no dia de ontem, para fazer valer a data inútil que criou;

* dentre os presentes que ganhei um me emocionou sobremaneira. Leo Boechat, meu compadre, deu-me de presente um time de botão, belíssimo, todos os botões numerados e escalados pelo próprio. Dez amigos dão nome aos jogadores, idéia monumental eis que capaz de fazer balançar o peito desse velho que vos escreve;

* assim também com o mimo de Luiz Antonio Simas, macumbeiro de escol, que me presenteou com uma imagem de São Judas Tadeu, padroeiro do Flamengo. Vindo de um botafoguense, emociona. Desde que a imagem não tenha sido devidamente trabalhada, se é que me faço entender;

* senti a falta da presença (ou de um mísero telefonema) de Eliomar Coelho, Moacyr Luz e Tiago Prata, convidados que foram para o encontro na rua do Rosário na hora do almoço. Como são rancorosos...;

* papai apareceu e mostrou-se assombrado. Os marmanjos trocavam figurinhas do álbum da Copa do Mundo e meu velho não segurou o susto com a cena inusitada;

* eu disse "inusitado" e quero lhes contar. Andei perguntando a alguns simpatizantes do PSOL sobre seus votos no segundo turno, eis que até o mais rústico quadro do partido sabe que a disputa será mesmo entre Dilma Roussef e Jose Serra. O candidato a presidente do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, respondeu-me: "Em mim ou em ninguém, não voto em candidatos da direita", algo assim. Diante da resposta (nem o mais impressionistas dos quadros do partido acredita nisso), eu disse: "Não seja patético. Dilma é de direita?". E ele, de volta: "O debate político tem regras de civilidade. Se quiser que eu responda eleve o tom da sua crítica.". Referia-se, por óbvio, ao uso da palavra "patético". Foi quando perguntei ao candidato se ele gostaria que eu me valesse da CARTILHA HELOÍSA HELENA DAS REGRAS DE CIVILIDADE. Não obetive resposta. E faço a ressalva: gosto do modus operandi de Heloísa Helena antes que se pense o contrário. O que não suporto é esse papinho falso de "elevar o nível do debate". Ou não é patético Plínio de Arruda Sampaio acreditar que vai para o segundo turno?;

* vai parecer cabotino - e é - mas quero mostrar pra vocês a bacana homenagem que me prestou ontem esse irmão de Campinas, Bruno Ribeiro, aqui;

* daqui a pouco tem Flamengo e Corinthians pela primeira partida das oitavas da Libertadores. O jogo, no Maracanã, promete. Casa cheia (restam menos de 5 mil ingressos à venda) e muita emoção no duelo entre os dois times mais populares do Brasil. Sem palpites para o resultado, junto-me aos bons, daqui a pouco, no Complexo da Matoso, o verdadeiro pólo gastronômico extraoficial da cidade. Lá - poucos sabem onde fica o tesouro - uma garrafa de Brahma estupidamente gelada custa R$ 2,40. Eu disse dois reais e quarenta centavos;

* no sábado reunir-me-ei com alguns poucos na mansão dos Zampronha, no Alto da Boa Vista, para um rali de cordeiro. Na segunda-feira, se me for permitido, divido as receitas com vocês. Vai ter lingüiça, filé, costela e pernil de cordeiro, ofertas da CASTELLA ALIMENTOS, de São Paulo (conheçam aqui), que me enviou, de presente, diversos cortes para que eu experimente. Segundo Leonardo Brum, gerente comercial da marca, a receita que pus aqui, do pernil que fiz, me fez merecedor do presente. Patrocinador, aqui, não é oculto. A gente mata a cobra e mostra o pau.

Até.

Um comentário:

André disse...

Ô Edu,
Dá pra comprar as peças de cordeiro pela internet? Qual o endereço?
Abs,
André