27.5.10

COMIDA DI BUTECO 2010 - OS PARTICIPANTES

Saiu, finalmente (afinal o festival começa amanhã!), a lista dos participantes do COMIDA DI BUTECO 2010, no Rio de Janeiro. Vamos a eles e a meus comentários.

01) SABOR DA MORENA concorre com ENTOCADO DA MORENA, "abóbora japonesa amassada, com Hellmann's e dendê. Recheio de camarão à baiana e cobertura de côco ralado e queijo parmesão, gratinado, levando por cima um camarão médio frito com pedacinhos de coentro". Fica na rua São Manuel, 43, em Botafogo. Não conheço o bar. UM bar usando maionese-patrocinadora no prato.

02) SIRI concorre com FUZUÊ DE CAMARÃO, "camarões médios fritos, camarões miúdos fritos, refogados e à milanesa acompanhados de palmito". O SIRI indicado fica na rua dos Artistas, 02, em Vila Isabel e tem uma filial na Barra da Tijuca. Na minha humílima opinião, está mais pra restaurante do que pra buteco.

03) BAR DA AMENDOEIRA concorre com SHOW DE BOLA, "bolinho de bacalhau com camarão acompanhado de molho de Hellmann's com salsinha". Fica na rua Conde de Azambuja, 881, em Maria da Graça. É, de fato, um grande bar. Mas escorregou na maionese e rendeu-se à patrocinadora. São DOIS bares usando o ingrediente.

04) BAR VARNHAGEN concorre com ESPÍRITO DE PORCO, "filet mignon suíno, fatiado, acompanhado de salada de batata com Hellmann's". Fica na Praça Varnhagen, 14, na Tijuca. São TRÊS bares usando a maionese.

05) ENCHENDO LINGÜIÇA concorre com DAS TRIPAS CORAÇÃO, "lingüiça de coração de frango com polenta frita, cebola no vinho e ovos de codorna". Fica na avenida Engenheiro Richard, 2, no Grajaú. As lingüiças servidas lá são fabricadas na própria casa. Como adoro coração de frango e jamais comi lingüiça preparada com, é parada certa pra mim.

06) ADEGA DO CESARE concorre com GURJÕES MISTOS COM MOLHO TÁRTARO, "camarão, lula e iscas de peixe e frango à dorê acompanhado de molho tártaro feito com maionese Hellman's". Estou aqui reproduzindo as descrições dos pratos constantes do release oficial do evento e morrendo de rir com esse apontar da marca da maionese!!!!! Fica na rua Joaquim Nabuco, 44, em Copacabana. Peixe misturado com galinha é demais pra mim. Não passo nem na porta desse. Com mais esse, já são QUATRO bares usando a maionese.

07) DA GEMA concorre com FONDUE DA GEMA (nome rigorosamente incompreensível num festival que pretende ser de comida de buteco...) que é "creme de milharina com Hellmann's, milho branco, temperos e mussarela. Lingüicinha de porco da casa e costelinha para acompanhar". Já há tempos que estou pra conhecer o bar, que fica na rua Barão Mesquita, 615, na Tijuca. Apesar da maionese, que pretendo deixar boiando na cumbuca, vou pra conhecer e provar das carnes. São CINCO bares usando a maionese.

08) PETISQUEIRA MARTINHO concorre com PETISQUIM, "casquinha de siri recheada com frutos do mar, requeijão cremoso e Hellmann's". A marca da maionese está lá, em destaque, a do requeijão, não! Rigorosamente fora disso. Casquinha de siri com maionese e requeijão é inaceitável. Fica na praia do Jequiá, 33, na Ribeira, na Ilha do Governador (se bem que a ilha do atual governador fica em Angra dos Reis). São SEIS.

09) ORIGINAL DO BRÁS, campeão em 2008 e vice-campeão em 2009, concorre com BRASILEIRINHO ORIGINAL, "iscas de carne de sol com purê de mandioca feito com Hellmann's e flocos de alho frito". Não perderei meu tempo, esse ano, indo até lá. No ano passado decepcionei-me agudamente com o prato concorrente que ficou em segundo lugar e que corria o risco de cegar o incauto que pretendesse comer a escultura que tinha palitos enormes enterrados na comida servida no prato. Mais que se rendeu à maionese-patrocinadora. Fica na rua Guaporé, 680, em Brás de Pina. São SETE.

10) ACADEMIA DA CACHAÇA concorre com TAPIOCA CARIOQUINHA, que são "duas tapiocas recheadas, sendo uma com cordeiro desfiado e a outra com espinafre". Tentador. Mas a casa, além de ter filial na Barra da Tijuca (e sou radicalmente contra isso), está mais pra restaurante do que pra buteco. Inclusive a casa indicada pelo release é a da Barra, na avenida Armando Lombardi, 800. Chance zero de eu ir.

11) REAL CHOPE, um belo buteco, concorre com KIBINHO DE BACALHAU, "porção de oito kibes de bacalhau". Fica na rua Barata Ribeiro, 319, em Copacabana. Lá estarei, seguramente.

12) ANTIGAMENTE vem com SELEÇÃO BRASILEIRA, uma "seleção de 11 bolinhos variados, inspirados na culinária brasileira, acompanhados de molho de cachaça Hellmann's". Cachaça com maionese?! Hã?! Fica na rua do Ouvidor, 43, no Centro. Dos doze listados até agora, OITO com maionese. Nesse é capaz de eu ir. Estou sempre pela área e, confesso, curioso pra provar o que se anuncia como uma gororoba.

13) PETIT PAULETTE, do meu queridíssimo Paulete, concorre com CROCREVETE DU LET, um nome que deve ter sido pensado durante um pesadelo, ele só pode estar de sacanagem... São "camarões crocantes servidos em cestas comestíveis crocantes, com molho Hellmann's especial". Embora a descrição seja viadesca demais pro meu gosto, o Paulete é um cracaço na cozinha. Estarei lá, com certeza, na rua Barão de Iguatemi, 408, na Tijuca. Com ele, são NOVE escorregando na maionese.

14) BAR DA PORTUGUESA concorre com PUNHETA DA DONDON, "bacalhau cru desfiado com cebola, azeite, azeitonas, salsa, cebolinha e alho". Fica na rua Custódio Nunes, 155, em Ramos. Não conheço, estou disposto a conferir.

15) CACHAÇARIA MANGUE SECO concorre com CAMARÃO ATOLADO, "camarão atolado em creme de abóbora na casquinha crocante de milho, com cobertura de queijo coalho gratinado". Tentador, vou conferir. Fica na rua do Lavradio, 23, na cada vez mais estuprada Lapa.

16) BECO DO RATO concorre com FÍGADO SUSTADO, "fígado refogado com jiló em rodelas untado com Hellmann's, cebola e molho especial, acompanhado de torradas". Fica na rua Joaquim Silva, 11, também na Lapa. Não vou. Rodela untada com maionese não dá. Dá, sim, vontade de vomitar antes de comer. São DEZ reféns da maionese.

17) BOTECO SALVAÇÃO concorre com COXINHA INVERTIDA, "coxinha recheada com provolone acompanhada de molho rosé à base de Hellmann's". Fica na rua Henrique de Novais, 55, em Botafogo. Talvez eu vá. Coxinha de galinha está entre minhas perdições. Mas se eu for, o salgado não será conspurcado pelo molho à base de patrocínio. São ONZE.

18) ANGU DO GOMES concorre com NA CAMA COM GOMES e saquem sa descrição: "bacalhau, azeite, cebola roxa, azeitonas pretas, Hellman's, leite, queijo provolone ralado e requeijão, tudo isso acamado no creme de batata baroa gratinado". Outro que me deu ânsia de vômito durante a leitura. Acamado?! Fica na rua Sacadura Cabral, 17, no Largo da Prainha. Tô fora. E já são DOZE com maionese.

19) CALDO BELEZA concorre com MOCOTÓ BELEZA. Trata-se de "caldo de mocotó acompanhado de torradas com pasta de Hellman's com alho torrado". Um vendido, esse. Vai usar a maionese só pra agradar à patrocinadora... O prato é o caldo, pô! A torrada destoa e não irei nesse treco. Fica na rua Senador Vergueiro, 238, no Flamengo. São TREZE com maionese.

20) ADEGA PÉROLA, tradicionalíssimo, concorre com BOLINHO DE SIRI COM MOLHO DE HELLMANN´S E PÁPRICA, que é (a descrição é impactante) um "bolinho de Siri com molho de maionese Hellmann's e páprica". Fica na rua Siqueira Campos, 138, em Copacabana. Até posso ir. Mas é certo que eu vá comer uma dentre tantas as delícias sem maionese daquele balcão! São QUATORZE com maionese!

21) PAVÃO AZUL, outro portento em Copacabana, concorre com (o erro gramatical é deles!) RESSUCITARAM O CAMARÃO, que é um "risotinho de camarão". Fica na rua Hilário de Gouveia, 78, em Copacabana. Nunca tenho paciência pras filas de lá, mas estou disposto a ir.

22) ACONCHEGO CARIOCA concorre com FUTRICA NA ROÇA, "picanha suína assada, temperada com Hellmann's e especiarias, coberta com molho de banana da terra e cebolas refogadas na cerveja". As queridíssimas Katia e Rosa mandam bem demais na rua Barão de Iguatemi, 388, na Tijuca. Não me desanima a presença da patrocinadora. Se eu bem conheço a lei que rege a casa, deve ter menos de 0,1% de maionese no tempero. Vou lá! São QUINZE, já.

23) NORDESTINO CARIOCA concorre com CALDO DE CARIDADE, "carne moída de primeira, ovos, farinha de mesa, coentro, ovos de codorna, temperos nordestinos e torradas na brasa com creme de cebola e Hellmann's". Fica na avenida Sargento Carlos Argemiro Camargo, 49, em Jacarepaguá. Não conheço, estou disposto a ir. Com mais esse, DEZESSEIS escorregando na maionese.

24) BAIXO ARAGUAIA concorre com PICANHA AO MOLHO ESPECIAL, "picanha na brasa com molho especial, acompanhada de farrofa". Fica na rua Araguaia, 1709, na Freguesia. Vou, é claro. Picanha é comigo.

25) BAR URCA, ótimo, concorre com CASQUINHA À VILA DO CHÃ, "casquinhas de bacalhau". Fica na rua Candido Gaffrée, 205, na Urca. Estou sempre por lá. Vou lá provar.

26) CACHAMBEER concorre com EXPLODE CABRITÃO, "cabrito no bafo temperado em ervas finas e servido na chapa, no estilo Cachambeer, acompanha farofa amarela de alho torrado e açafrão e molho especial da casa com Hellmann's". É um grande lugar pra se beber e comer, fica na rua Cachambi, 475, no Cachambi. Vou e vou mais de uma vez. O "estilo Cachambeer" é sensacional! São DEZESSETE com maionese.

27) BAR DO PICOTE, ótimo embora venha perdendo a qualidade do chope ultimamente, concorre com EMPANADO DO PICOTE, "camarão empanado", e fica na rua Marquês De Paraná, 128, no Flamengo. Não custa, eu vou.

28) GRACIOSO concorre com JABAZINHO, "massa de abóbora com recheio de carne seca, empanados com flocos de arroz, acompanha molho de mostarda preta, mostarda amarela e gorgonzola, feitos com Hellmann's". Fica na rua Sacadura Cabral, 97, na Saúde. Vou. DEZOITO com maionese.

29) BAR 20 concorre com 20 COMER, "porção com seis unidades de bolinhos de arroz recheados com calabresa, empanados em farinha crocante de Doritos". Fica na Henrique Dumont 85, em Ipanema. Sem chance de eu ir.

30) SANTA SAIDEIRA concorre com PEDACINHO DO NORTE, "táboa composta de carnes seca e de sol, queijo coalho e aipim frito em cubos, acompanha farofa, manteiga de garrafa e molho a base de Helmann’s". Fica na rua do Progresso, 5, no Largo das Neves. Já são DEZENOVE com maionese.

31) PONTAPÉ concorre com BAIÃO CARIOCA, "uma panqueca (com massa feita com maionese Helmann's, arroz e aipim), recheada com carne seca acebolada coberta com molho de feijão de corda e queijo coalho derretida por cima". Quase golfei lendo a descrição. Tô fora. E dentre os 31 concorrentes, VINTE vão de maionese.

Vamos lá.

O release do festival vocês podem ler aqui.

Adivinhem quem fará o show de encerramento do festival?

Ele mesmo.

O compositor parente de Paris, o franco-brasileiro e franco-atirador pra todos os lados, Moacyr Luz!

Em tudo há coerência.

Até.

10 comentários:

Blog do Ernestão disse...

Caro Edu.

Putz, essa linguiça de coração de frango deve ser pra lá de bom ! O kibinho de bacalhau deve ser interesaante. Se você comer, me passa depois as suas impressões e de como deve ser feito.

Abraço

Ernesto

Juliano disse...

Edu,
o troço tá estranho mesmo. Um patrocínio dessa maneira é deveras antipático, sobretudo porque nos empurram goela abaixo a tal da maionese, que não combina em nada com nosso butiquins.
Vale a pena conhecer o Da Gema sim, eu gosto. Não sei se o prato que está concorrendo é a melhor opção, não conheço, mas indico vários outros.
Abraço.

Felipe Quintans disse...

No meu pobre conhecimento de botecos, digo que nenhum deles é boteco. E destes listados, 80% não prestam nem para pôr os pés. O mais parecido com boteco nessa lista é no mínimo um bar, o resto é tudo restaurante moderno. Boteco não tem essas comidas safadas, não tem chopp, não tem pratos com nomes pederastas e tem cerveja gelada, o que pouquiíssimos destes aí tem. Cago e ando para este concurso que não agrega em nada para a cultura da cidade, apenas para o bolso de alguns. Quem organiza isso nunca foi num boteco de verdade.

Unknown disse...

Edu, o Siri né buteco, não. Já tem filial até aqui na República de Niterói. É bom, mas não é buteco: é restaurante.
E prá mim, meu camarada, maionese quem fazia era a minha avó, com um azeite português cujo aroma continua até hoje no meu nariz.
Hellman's? Gosto não.
Abração.

Unknown disse...

Felipinho: matou a pau! Assino embaixo.
Abração.

Blog do Pian disse...

Goldenberg,

O Caldo Beleza, apesar de não ser realmente um buteco (e a definição do Cereal é definitiva), é campeão.

A pastinha de Helmanns é babaquice, mas lá tem cada caldo que, de fato, é uma beleza!!

E o pessoal que lá frequenta, esse sim, é digno de um legítimo botequim!

Forte abraço,

R.Pian

Luiz Antonio Simas disse...

Assino o comentário do jovem de sangue espanhol, o El Cordobés do Rio Comprido, o Manolete da Tijuca, Don Felipe Cereal de Galícia.

Luiz Antonio Simas disse...

Assino o comentário do jovem de sangue espanhol, o El Cordobés do Rio Comprido, o Manolete da Tijuca, Don Felipe Cereal de Galícia.

AOS QUARENTA A MIL disse...

Concordo com Felipe, fico aqui no Raul Veiga , no depósito bar do Wilson , comendo o melhor pastel de camarão que ja comi ou o guandu. A cerveja é a original.

Já não basta o dia que passei mal com bolinho de feijoada e cerveja Itaipava , na quadra da Estácio. Tá amarrado!

Eugenia disse...

Edu, vai no Da Gema sim! As comidinhas de lá são super gostosas. Tem um pastel de feijão imenso, cheio de recheio, angu com rabada, torresmo sequinho...