12.8.10

LULA TÁ COM ELA, EU TAMBÉM TÔ!

Eu havia decidido, há meses, que pouco, muito pouco falaria sobre a grande eleição de 03 de outubro próximo. E por diversas razões que não vêm, agora, ao caso. Entretanto, meus poucos mas fiéis leitores... chegou um e-mail, chegaram dois e-mails, chegaram muitos e-mails pedindo, todos com extremíssima delicadeza, uma posição minha mais incisiva (e confesso que acho graça de tanta perguntação!). Mais que isso, a própria campanha vai esquentando, o início do horário político vai chegando e, muito embora não seja segredo pra ninguém que meu voto vai para Dilma Roussef, eis que acordei hoje, depois da nojenta entrevista com Serra no Jornal Nacional de ontem à noite - um papo de comadres se comparado ao massacre indelicado e em vão que Bonner tentou impôr à minha candidata, na segunda-feira - com uma aguda vontade de lhes dizer meia-dúzia de palavras.

Resumo da ópera: como diz o jingle da campanha, Lula tá com ela, eu também tô. Dentre tantos acertos do governo Lula - e as comparações com a era FHC chegam às raias da humilhação - um é muito impressionante: o país, como há muito não se via, está dividido, e eu acho também uma tremenda graça quando tentam latir, por aí, que esse papo de luta de classes, que esse nhém-nhém-nhém de lutas sociais etc acabou. E a divisão é braba, é nítida e revoltante. Vamos aos fatos.

Vocês estão cansados de saber que sou preciso do início ao fim, razão pela qual o que vou lhes contar é a mais pura expressão da verdade.

Há alguns meses, quando foi noticiado que Dilma Roussef enfrentava um tratamento contra o câncer, ouvi de um sujeito cujo nome não repito nem à fórceps:

- Vamos ficar tranqüilos. O câncer de Dilma vai nos salvar - e riu, o escroque.

Estava eu à mesa, com uns amigos de meu sogro, em Volta Redonda. Quem me conhece de perto sabe o quanto ouvir essa ignomínia me doeu. Mas não por isso - nossas dores têm sempre de ser expurgadas intramuros - dei um soco à mesa e disse ao sujeito que levantasse o rabo da cadeira sob pena de apanhar como nem eu sei como faria. Com o rabo entre as pernas, como é comum entre os covardes, o canalha se retirou pedindo desculpas.

Outro dia, num buteco qualquer da Tijuca, um sujeito disse, no balcão, defendendo a candidatura tucana, literalmente:

- Depois de oito anos com esse analfabeto com pena de pobre no poder tenho que ouvir a porra da minha empregada pedir DVD emprestado pra ver em sua casa, porque agora pobre parcela tudo e pensa que é gente como a gente, né?

Pedi a conta pra não ter que me aborrecer.

E tem sido sempre assim.

A classe média mais raivosa, mais odiosa, a mesma que nunca tolerou o nordestino de Garanhuns no poder, a mesma que passou oito anos fazendo piada por conta das origens de Lula, a mesma que não tolera - simplesmente não tolera! - ver o mais humilde galgando um degrau em sua direção na escala social, é a que está com a tucanalhada que há de ver, uma vez mais, seu projeto de voltar ao poder fracassado.

A imprensa, também, como a sociedade, está rachada. E o que vemos, por exemplo, é o "cogumelo de poder" que é a GLOBO - expressão reiteradas vezes usada por Leonel Brizola -, não medindo esforços para ver no poder, de volta, a mesma corja que durante os oito anos de governo FHC, o vendilhão, destruiu, negou, vendeu e achatou o Brasil.

Dirão alguns que há Marina Silva, que há Plínio de Arruda Sampaio, e que esse clima de plebiscito é prejudicial ao Brasil. Não acho. E não acho mesmo. Marina Silva, uma mulher por quem tenho profundo respeito, ainda merece um par de olhos voltados pra ela - e só. O outro, candidato do patético PSOL, por tudo o que tem dito perdeu o mínimo de respeito que eu nutria por seu passado. Com um discurso corroído, entre o raivoso e o debochado, franco-antirador que tem sido nessas eleições, volta o cano de seu bacamarte enferrujado na direção da candidata do continuísmo, e nunca o continuísmo foi tão necessário para continuarmos avançando, poupando a tucanalhada e sendo desrespeitoso, também, com Marina Silva, a quem inacreditavelmente chamou de "filha" no último debate entre os candidatos. Um palhaço, bem ao gosto do picadeiro psoliano. Ninguém em sã consciência pode sequer levar a sério sua candidatura, tosca como toscos são os tais "quadros" tão decantados pela pinacoteca PSOL, salvo raríssima exceção, assim mesmo, no freixo-singular.

Razão pela qual eu, messiânico por natureza, tô com Dilma.


Até.

10 comentários:

leo boechat disse...

Mandou bem.

Toré disse...

Concordo com tudo e vou votar na Dilma também , apesar de ter alguns poréns com a politicagem geral...Tucanos NUNCA MAIS !!

alexandre disse...

Edu , vendo a entrevista do Serra no JN fiquei com vontade de entra no meu carro e correr para o pedagio de R$18,00 reais mais proximo a minha casa.

ACORDABAMBA disse...

Realmente o M. Freixo é um bom quadro....digo, candidato! Votei nele na última e repetirei o voto esse ano! Dilma nelles!!!
Cordiais Saudações.
Orlando Rey

Alfredo disse...

Grande Edu,

Estamos, meu camarada, estamos...

NADJA GROSSO disse...

Edu
Estou dentro com minha idade e muita experiencia "Dilma" neles. rsrsrsrsrs, já passei por muita coisa antes da ditadura, durante e depois "Lula tá com ela, eu também tô".

Beijos

Eugenia disse...

Eu também tô!
Edu, linkei o post do Billy Blanco na notícia q coloquei na Agenda sobre a premiação.

Vanessa Dantas disse...

Por tudo, meus olhos se encheram de lágrimas logo no primeiro momento do texto. Por ora, é só isso o que tenho a dizer.

Um beijo grande.

AOS QUARENTA A MIL disse...

Fantástico, disse tudo que penso.

Conheço na pele a ira da "Classe média raivosa". O preconceito, a ironia... Ô e como... Mas voto na Dilma, por que confio no seu trabalho como administradora e na sua história de luta, por que o Lula a indicou e confia nela e acima de tudo EU CONFIO no Lula, não pelo fato dele ter sido pobre, pois os “raivosos” podem retrucar - Também pobre e ignorante, tem que gostar do cara , mas confio no Lula por ele ter cumprido o que prometeu , melhorou sim a nossa vida de MERDA e hoje meus amigos pobres e minha família pobre tem acesso sim a uma porrada de coisa que não tínhamos , vou pra Casa Bahia MESMO comprar parcelado , mas com as contas pagas em dia, pois não tenho medo de perder o meu emprego, como já tive muito nos antigos mandatos , medo de desemprego, medo de inflação e o cacete a quatro.

Cansei de trabalhar pra sustentar classe média, hoje eu tenho a fatia do meu bolo.
Dilma é Dilma , Lula é Lula e eu confio nos dois, com certeza absoluta não vai ser agora que o SERRA vai se preocupar com o meu povo.

AOS QUARENTA A MIL disse...

Desculpe-me estender no comentário, mas preciso dizer que a Globo não soube envelhecer, quando lembro da existência dela , associo automaticamente a imagem de Delfim Neto, Collor e cia... velha e sem valores. Não perco meu rico e escasso tempo para ver os atores do telejornal da emissora fazendo caras e bocas em entrevistas sem conseguir convencer ninguém, o índice de confiabilidade na imprensa já é baixo imagina na Rede Globo!
Talvez dentre os legados de Leonel Brizola, o mais precioso tenha sido nos despertar para a manipulação da Vênus, hoje patética. A Globo não consegue ganhar nem do Bispo Macedo , vai ter crédito com o povo! Também não levo a sério lenga- lenga de político (nem os meus) nesta época de campanha, portanto estes programas de televisão são inúteis e o horário político obrigatório, só serve pra me fazer rolar de rir dos candidatos e suas falas.